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Como criar e personalizar sua Página e Perfil no Facebook

O Facebook é uma das opções de publicidade mais populares entre quem está começando no marketing digital e aprender como criar e personalizar sua página e perfil no Facebook de maneira correta é essencial. No entanto, 92% dos profissionais de marketing digital declaram que não conseguem resultados através dessa ferramenta poderosa, será que você está dentro dessa estatística terrível?

Neste post, vamos aprender Como criar e personalizar sua Página e Perfil no Facebook.

Veremos qual a melhor maneira de faze-lo e com isso gerar novas possibilidades de resultado.

Ao final deste post, você terá uma visão clara do que precisa ser feito para que você tenha uma página ou perfil de qualidade no Facebook.

Vamos começar!

Na era digital as redes sociais são ferramentas que fazem parte da identidade visual e do networking de todo e qualquer negócio. Quando bem estruturadas podem proporcionar ganhos e reconhecimentos exponenciais no que diz respeito ao cliente e ao número de seguidores e curtidas. Nelas podemos apresentar informações essenciais sobre o produto ou serviço ofertado.

No facebook, temos a opção de criar uma página e/ou um perfil para uma empresa; são duas ferramentas que apesar de estarem na mesma plataforma possuem funções diferentes. Enquanto o perfil é direcionado a pessoas físicas e possibilita o relacionamento interpessoal, de maneira limitada, exposição de informações pessoais, como locais de estudo e trabalho, e postagens de cunho individual, a página ou fanpage, é voltada para a promoção e divulgação de empresas e produtos de maneira que a mesma se distancie da pessoalidade e esteja voltada para o lado profissional.

Mas essa distinção não significa que ambas devem atuar separadamente, muito pelo contrário, é possível potencializar o marketing da sua empresa a partir da criação dessas duas ferramentas para que elas possam atuar em conjunto e por isso você deve saber como criar e personalizar sua Página e Perfil no Facebook.


Diego Barbosa Facebook
Como criar e personalizar sua Página e Perfil no Facebook

Não há dúvidas de que o facebook, com mais de 1,86 bilhão de usuários ativos, é a maior e principal rede social usada pela sociedade atualmente. Seu potencial de alcance é grande, mas para se dar início a sua estratégia de marketing nessa plataforma é preciso ficar atento aos riscos e dificuldades característicos desse tipo de investimento.

Sim, apostar nesse tipo de marketing envolve gastos, mas que podem ser recompensados desde que o seu maior e principal objetivo seja alcançado: conquistar, fidelizar clientes e gerar vendas.

Esses riscos englobam diversos fatores que vão desde a imagem de apresentação às publicações, que podem variar de acordo com a segmentação do seu produto, público alvo e do tipo de relação que você quer manter com seus clientes/seguidores.

De acordo com a Content Trends, (pesquisa que apresenta anualmente as tendências do marketing de conteúdo) em análise realizada no ano de 2017, os principais desafios apontados pelas empresas que adotaram a estratégia de marketing no facebook foram:

  • produzir conteúdo que consiga engajar o público (76,1%),
  • diversificar os conteúdos e formatos (48,9%),
  • produzir com consistência (42,1%) e
  • medir a efetividade do conteúdo (41,4%).

Para isso é essencial que haja a personalização da página ou perfil do produto oferecido. Primeiramente a conta do seu perfil deve estar conectada a conta da sua página, isso não é uma regra, mas assim suas publicações terão um maior alcance.

Para dar início a personalização do perfil e página de uma empresa é importante que sejam acrescentadas algumas informações relacionadas ao produto oferecido, sempre dando destaque ao que for de maior relevância para o público. As informações do perfil sempre devem estar conectadas às informações da sua página. (clique aqui para ver o vídeo)

É importante que o cliente reconheça ou conheça produto ou serviço com facilidade, para isso é necessário que o conteúdo ali presente seja apresentado de maneira clara e objetiva nas primeiras informações do perfil/página. Isso pode estar relacionado até mesmo com a escolha da foto de capa (banner) ou de perfil.

Destinar parte do orçamento da empresa para o marketing no facebook pode trazer bons resultados nos lucros a partir da interatividade dos clientes, seguidores e além de tudo possibilitar um maior alcance de um novo público, nesse caso um consultor de marketing digital pode lhe ajudar.

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O trabalho de design gráfico também possui grande importância na personalização da página/perfil do produto. As imagens escolhidas devem estar de acordo com o interesse do público, é a partir delas que o cliente tem a curiosidade ou desejo pelo produto, ou acesso, despertado. Utilizar mensagens e imagens claras, sem que despertem dúvida no cliente, é essencial.

Esteja sempre atento aos comentários e sugestões dos seus clientes, além de demonstrar a sua atenção é a partir deles que melhorias e mudanças no seu produto poderão ser feitas e com isso saberá qual a melhor maneira de como criar e personalizar sua página e perfil no Facebook.

Segmentação inadequada

Uma das principais razões pelas quais especialistas em marketing fracassam com os anúncios no Facebook é a segmentação inadequada.

Mais de 1,09 bilhão de pessoas usam o Facebook todos os dias – e portanto, fica difícil dizer que os anúncios não estão funcionando porque seu público-alvo não usa o site.

A maior vantagem do Facebook é que eles te dão a possibilidade de segmentar seus anúncios para que sejam exibidos para um público bem específico, que ficará curioso sobre a sua oferta.

É por isso que o número de anunciantes nessa plataforma cresceu 50% entre 2015 e 2016.

Por outro lado, se os seus anúncios estiverem mal segmentados, serão exibidos para pessoas que não se interessam por eles.

Ou seja: é importante saber como segmentar seus anúncios.

Afinal, você pode até acertar todos os outros detalhes, mas se a segmentação não for boa, nada vai funcionar.

Do que adianta ter um anúncio incrível se ele for exibido para consumidores que não se interessam por ele?

Pense nisso – se você não está interessado em comprar ração para cavalos, mas vê um anúncio mal segmentado promovendo uma marca de ração, você não vai mudar de ideia só porque o anúncio é incrível.

Talvez você até clique no anúncio, por curiosidade.

Mas para um profissional de marketing, esse é um dos piores resultados.

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Os ‘cliques por curiosidade’ trazem apenas pessoas que não estão interessadas em comprar, mas clicam no anúncio e por isso custam dinheiro.

Sabendo tudo isso, o que é possível fazer para segmentar anúncios de forma eficaz?

Se você quer segmentar os seus anúncios corretamente, precisa primeiro ver quem é o seu consumidor.

Conhecer os traços e características do seu consumidor ideal vai te dar a oportunidade de configurar seus anúncios para que sejam exibidos para as pessoas certas.

Divulgar e promover um produto ou serviço no facebook pode parecer uma tarefa simples, e é, desde que o gerenciador desta ferramenta esteja preparado. Realizar esse tipo de marketing requer estratégia, criatividade, tempo e acima de tudo atenção e um bom relacionamento com o seu público alvo. Que podem ser alcançados com a prática e decorrer do tempo.

Isso não quer dizer que seja impossível, o grande segredo está na competência e persistência para que os objetivos planejados sejam alcançados.