Blog, Inicio

Procrastinação, você sabe o que é e como ela atrapalha sua vida?

Diego Barbosa Procrastinação

Descubra como romper a barreira da procrastinação com 05 dicas.

Você está jogando no time do AINDA NÃO? O que a procrastinação tem haver com isso? Este é um dos fatores de procrastinação mais sutis, pois nos faz acreditar que realmente temos que esperar. Existe motivo melhor para não fazer algo por que não sabemos fazer? Ou porque não queremos fazer mal feito?

O problema é quando isso se torna maior do que nosso desejo de realizar ou quando isso é uma desculpa para evitarmos tomar uma atitude de algo que temos que fazer mas não queremos ou não nos sentimos confortáveis.

PROCRASTINAR2

Como já foi dito a procrastinação é uma fuga que o nosso cérebro tem para não fazer algo que nos tire do nosso conforto. Esse conforto pode ser físico ou mental, como enfrentar algo que não temos total confiança. E é isso o que normalmente ocorre quando acreditamos que não estamos preparados. Nosso cérebro começa a buscar desculpas plausíveis para não fazer o que tem que ser feito. É impressionante o arsenal criativo que temos dentro da cabeça quando não queremos fazer algo. Se seu cérebro não quiser fazer alguma coisa, pode ter certeza que ele irá apresentar as desculpas ou motivos mais convincentes do mundo para não fazer. Ele irá encontrar algo que realmente faz sentido e que precisa ser feito, mas a motivação dele não será realmente por querer fazer aquilo, mas simplesmente para fugir do que o incomoda. Por exemplo, se você estiver tentando lançar um curso, ele irá tentar te convencer de que precisa estudar mais, ou precisa aprender a falar em frente as câmeras ou precisa comprar um equipamento melhor, ou seja, irá arrumar inúmeras boas desculpas para não agir.

Então o que você precisa descobrir na verdade é por quê você está fugindo, qual é o seu principal medo? Algumas pessoas têm o medo da rejeição, preferem ficar escondidas a ter que lidar com uma crítica; outras é o sentimento de charlatão, elas acham que por não saber tudo estão enganando os outros; outros tem medo da exposição, são tímidos, ou qualquer motivo que seja.

Quando você descobrir qual é o seu real medo, ficará muito mais fácil lutar contra ele e evitar a procrastinação por isso. Nosso cérebro é muito mais experto do que você imagina, se têm algo que ele não quer fazer, pode ter certeza que ele irá encontrar um bom motivo para te convencer disso. Tome consciência e lute contra ele, caso contrário nunca irá fazer nada que te desafie.

Assista em vídeo. Clique aqui ou na imagem abaixo!

Chega de Procrastinação!

Sei que é fácil falar, mas difícil mudar. Quando eu estava começando cometia um erro clássico que vou compartilhar com você para que você também não cometa. Quando estava começando, inevitavelmente eu ficava assistindo os vídeos de quem já estava a algum tempo fazendo o que eu queria fazer. Este processo é importante, pois você se espelha em quem já fez este caminho, mas existe um perigo gigantesco em fazer isso, que é se comprar com eles.

Temos a tendência de nos compararmos com quem está acima de nós e isso nos gera um sentimento de insegurança, porém, esta visão é limitada e distorcida, pois nos faz acreditar que temos que estar no mesmo nível ou próximo deles para entrar no jogo. Mas isso é IMPOSSÍVEL!!! Nunca conseguiremos começar algo no mesmo nível de quem já esta fazendo a tempo, por mais que você se prepare existem coisas que só fazendo irá aprender.

Então, o segredo é você não se comprar a ninguém de fora. Você deve comprar somente a sua própria evolução, isso te dará um parâmetro para você analisar o que já foi feito e quanto você já aprendeu. Não estou incentivando o amadorismo, mas quero que você tenha a clareza que seu cérebro certamente irá tentar te trapacear quando for estimulado a buscar um desafio que te tire da zona de conforto.

Então a pergunta é, como superar isso?

Oferta blog no artigo procrastinação.

Aqui vão 5 dicas valiosas para acabar com esse mal e ir para ação:

  1. Descubra qual é o seu medo: Aceitação, charlatão, timidez ou outro motivo.
  2. Faça uma reflexão sobre isso e de preferencia converse com alguém e veja se realmente tem fundamento.
  3. Se compare com você mesmo e meça sua evolução.
  4. Se inspire em que está no topo, mas não se compare a eles. Busque saber como eles fizeram para chegar lá.
  5. Saiba que se você estiver se sentindo confortável é porque seu momento já passou. Por tanto, comece a agir!!!

Bom, agora você já pode começar a ter um melhor desempenho em sua implementando essas dicas.

Espero que tenha gostado desse artigo.

Um grande abraço e até logo!