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7 reais, porque usar esse número?

Porquê 7 reais? Descubra porque usar esse número na venda dos seus produtos

Ao nos depararmos com produtos do marketing digital é muito comum que encontremos valores terminados em 7 reais (R$ 117,00, R$ 207,00 etc.), mas pouco sabemos sobre o que realmente há por trás disso.

 No marketing digital toda e qualquer ação sempre está por trás de uma estratégia sendo o alcance de vendas uma das principais metas, senão a principal. Mas o que o número 7 tem a ver com isso? Não, não é um número da sorte, numerologia ou algo do tipo, mas isso se trata  da Ancoragem ou a Psicologia dos Preços, para ser mais exato.

Esse fenômeno da psicologia, descoberto em 1974 pelos psicólogos Amos Tversky e Daniel Kahneman, explica que determinados números podem nos influenciar inconscientemente ao consumo. Na ancoragem o valor de um produto mais caro bem perto de um produto mais barato leva a ilusão de que o valor daquele produto (mais barato) seja realmente justo, mesmo que este esteja exacerbadamente caro. Ou seja, mesmo que o produto mais barato não tenha um valor justo o fato de ter outro na mesma linha 70% mais caro nos leva a crer que o preço é interessante.

A psicologia de preço se baseia nas associações que o cliente faz sobre aquele valor. Uma das técnicas mais famosas na psicologia dos preços é a dos 0,99 centavos, comumente vista em lojas e mercados, ela é utilizada a partir da percepção de que quando se reduz 0,1 centavo de um produto ele se torna mais atrativo ao cliente, isso porque subconscientemente acreditamos que aquele valor insignificante torna o produto mais barato.

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No comércio de infoprodutos e marketing digital o número 7 remete ao bom, um exemplo disso era o que aprendemos desde a escola, que uma nota 7 não era excelente nem ruim, mas uma nota média, boa, e o seu cérebro gravou essa informação e esse número passou a sempre estar condicionado a sua satisfação. Logo o cliente está mais tentado a comprar aquele produto pela associação que ele faz às sensações e aprendizados que ele já viveu.

Por isso no marketing digital essa estratégia se tornou tão interessante e comum, afinal de contas além da qualidade e necessidade o consumidor sempre está atento ao preço, isso está diretamente ligado ao número de vendas e fidelização dos clientes. Mas deve-se ficar atento a essa estratégia, se os preços estão ligados às sensações psicológicas do cliente o uso excessivo e por um longo período traz o costume e logo o efeito desejado perde a força.

O preço compõe o Mix Marketing e a tão famosa regra dos 4P’s: preço, produto, praça e promoção, e é o único que não produz custos, portanto, se o proprietário deseja alcançar seus possíveis clientes e/ou fidelizar os mesmos é necessário estabelecer uma estratégia de preços. Lembrando que o preço deve ser estabelecido  a partir do tipo de produto, público alvo e a região em que esse produto será vendido.

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A psicologia de preço é uma excelente estratégia de vendas mas existem algumas, não diria regras, informações importantes para quem deseja utilizar essa estratégia em suas vendas.

  • Mescle a estratégia do preço psicológico com outras estratégias de marketing. Diversificar é manter-se competitivo;
  • Não subestime o consumidor abusando da utilização do preço psicológico. Com o crescimento da economia, o consumidor está ficando mais consciente e com mais poder aquisitivo, fazendo do preço um elemento “secundário”;
  • Enfatize outras características do produto/serviço. Certamente há outras formas de chamar a atenção do consumidor e conseguir fidelizá-lo.

(fonte: ideia de marketing)

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