Artigos, Blog, Inicio

Como vencer o medo de gravar um vídeo

Luz, câmera e… espera aí, vamos de novo: luz, câmera…e… medo, vergonha, receio e insegurança. Quem nunca se sentiu assim na hora de gravar um vídeo? Isso é bem comum, mas essa é uma das áreas que devem ser trabalhadas quando se pretende lançar um produto digital e aprender como vencer o medo de gravar um vídeo é essencial e pode evitar atrasos. Já apresentamos diversas ferramentas de suma importância no marketing digital e uma delas é o vídeo.

Mas para se obter sucesso no vídeo marketing existe a necessidade de causar impacto e despertar a emoção no seu cliente e por isso você precisa estar preparado e confiante.

Não é novidade que os vídeo têm atraído a atenção dos usuários das plataformas digitais, isso por que as pessoas estão cada vez mais buscando praticidade e rapidez na informação. E porque não unir o útil ao agradável? O conteúdo audiovisual já consegue exercer a mesma função do conteúdo escrito de maneira mais interativa e menos maçante, utilizar essa ferramenta também como um propagador de conteúdo pode ser uma excelente estratégia de marketing digital.  

Uma das principais funções e vantagens do vídeo no marketing digital é estabelecer uma maior proximidade do seu produto ou serviço com o seu público além de, claro, fornecer informações sobre o mesmo. Essa estratégia também está diretamente ligado ao engajamento do público com o conteúdo, pois é a partir dele que se estabelece a interatividade e o contato visual, que muitas vezes passa uma maior credibilidade ao cliente.

Atenção: Se você ainda não viu o artigo Como criar audiência engajada de forma orgânica na internet CLIQUE AQUI!

Não é necessário ser ator ou um grande especialista no assunto e nem ter um equipamento de última geração, quando se trata de marketing digital a sua segurança e confiança naquilo que está apresentando é o que realmente importa. E assim como num texto, as palavras ditas em vídeo também precisam ter coerência e clareza, lembrando sempre que essa ferramenta é uma das principais formas de atrair visitantes para a sua página, por isso, não seja repetitivo e muito menos arrogante com o seu público.

Grande maioria dos telespectadores das plataformas de vídeo são aqueles que procuram informação de maneira rápida e direta, ou seja, não há necessidade de se gravar um vídeo de longa duração pois provavelmente o número de visualizações será menor. O grande segredo de uma boa audiência está sob o conhecimento que você tem sobre seus telespectadores e sobre aquilo que você está falando e não no tempo de duração do seu vídeo, acredite.

Assim como nas redes sociais e em um  site os comentários são ótimos termômetros sobre a sua audiência e uma grande ferramenta de aprimoramento do seu produto e também ajudam no processo de como vencer o medo de gravar um vídeo. É a partir desses comentários que  você vai saber o que agrada ou não o seu telespectador, quais os assuntos de interesse, o que falar ou não falar, a postura que você deve ter e até qual o conteúdo a ser abordado no seu próximo vídeo.

Como dito anteriormente, o seu vídeo marketing não precisa ser uma super produção cinematográfica mas isso não quer dizer que ele não deve ser levado a sério, isso diz respeito a qualidade do material e o seu conhecimento. A sua imagem sempre será o cartão de visitas do seu produto e na produção de um vídeo ela terá um peso ainda maior já que essa será uma das suas principais ferramentas de trabalho. E quanto a imagem nos referimos não somente a estética e beleza, mas sim também à postura e a segurança que será passada para o telespectador.

Para ficar mais claro listamos quatro dicas que resumem o sucesso do vídeo marketing:

1 – Tenha domínio sobre o conteúdo apresentado: É importante que você tenha domínio sobre o conteúdo a ser repassado, assim você transmitirá mais segurança ao seu telespectador e seu vídeo tenderá a ser mais direto e claro.

2 – Transforme textos já escritos em conteúdos para o seu vídeo: A escrita e o audiovisual sempre andaram juntos, neste caso o texto pode funcionar como uma espécie de roteiro para o seu vídeo;

3 – Aproveite os comentários e sugestões dos telespectadores: Além de demonstrarem a satisfação do seu público eles podem surgir como um direcionamento para o conteúdo do seus vídeos;

4 – Dê preferência por ambientes que valorizem a imagem do seu vídeo: Ambientes escuros interferem diretamente na qualidade do seu vídeo, por isso dê preferência para ambientes claros. Criar um ambiente fixo para gravação pode facilitar nesta tarefa.

Oferta POR TEMPO LIMITADO!

Vale ressaltar que para aprender como vencer o medo de gravar um vídeo, você terá que treinar, assim  irá melhorar sua dicção, confiança e superar o medo. Por isso, não espere mais, comece hoje mesmo e lhe garanto que muito em breve esse problema ficará no passado.

Grande abraço!