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Técnicas fundamentais para Facebook Remarketing

Quem nunca teve aquela leve impressão de estar sendo bisbilhotado pelo facebook? Às vezes os produtos que pesquisamos em diferentes sites de repente aparecem em nossa timeline como se essa rede social tivesse acesso ao nosso histórico de busca. Essa poderosa rede social e ferramenta de marketing pode te acompanhar em diferentes sites, canais e redes sociais e ter acesso aos links que você clicou e as compras que não foram finalizadas, mas como isso acontece? O Facebook, através de um cookie, registra e armazena seus acessos e sempre que você abrir a página dessa rede social ela irá te mostrar anúncios referentes aquele produto. Hoje quero te ensinar as técnicas fundamentais para Facebook Remarketing. Vamos lá?

Não há dúvidas de que o facebook é uma excelente ferramenta de marketing digital, além de proporcionar um longo alcance de clientes ele nos oferece a segmentação, isso porque os usuários preenchem uma série de informações as quais podemos ter acesso, como nome, gênero, localidade, etc. Essa segmentação nos auxilia – e muito – na leitura do nosso público alvo. Mas afinal de contas, o que é realmente necessário para realizar uma campanha de Facebook Remarketing?

 

1 – Planejamento: Sempre batemos nessa tecla porque, afinal de contas, precisamos traçar nossos objetivos, investimentos necessários e qual o nosso público alvo antes de lançar qualquer produto ou campanha. Qual a sua estratégia com o facebook remarketing? Aumentar sua lista de contatos? Fidelizar clientes?

 

2 – Análise de nicho: A partir dessa análise você pode construir uma análise swot mais assertiva; entender como o seu público se comunica; construir uma linguagem adequada; aprender sobre as preferências do seu público; criar um persona de maneira real e tangível e descobrir quais conteúdos geram um maior engajamento do público.

3 – Análise de páginas do seu site: Assim você irá descobrir quais páginas do seu site são mais acessadas; entender quais páginas apresentam um maior índice de desistência; Usar ferramentas como Google Search Console para saber se o seu público tem desistido devido a erros de usabilidade; acompanhar quem são seus concorrentes e entender como seus usuários se comportam em outros sites.

 

4 – Execução da Campanha: Mantenha sua identidade visual e utilize textos de anúncios arrasadores, seja provocativo, divertido, informativo ou polêmico. Mas cause alguma emoção no usuário, eu garanto que a sua estratégia será muito mais eficiente.

5 – Métricas da campanha que você deve analisar: A análise da sua campanha sempre vai ser tão importante quanto o seu planejamento e execução, com ela poderá intensificar ou até mesmo cancelar o anúncio.

 

5.1 – Número de alcance:  Fique atento a quantas vezes o seu anúncio aparece para o usuário. O Facebook fornece uma média e, também, essa informação por publicação. Mas ela não representa o número de pessoas que, realmente, olharam e leram essa publicação, por isso essa ferramenta não deve ser usada como uma métrica de sucesso.

 

5.2 – Frequência: A frequência é o número de vezes que o seu anúncio vai aparecer para aquele usuário específico. Na prática, uma frequência que extrapole o aceitável pelo usuário pode afetar sua campanha de diversos modos negativos.

5.3 –  Ações: As ações são suas expectativas comportamentais em relação aos clientes em potencial. Ou seja, o que você espera que ele faça ao receber o seu anúncio.

 

5.4 –  Cliques: Se o seu anúncio visa só aumentar o número de curtidas da página do Facebook, eu não acredito que a quantidade de cliques seja uma métrica muito relevante. Fique mais atento a métrica “cliques no link”.

 

5.5 – CTR: CTR é a taxa de cliques, ela acaba sendo mais relevante do que a anterior. Afinal, um CTR abaixo do esperado pode sinalizar que o seu método de captura não está cativando o leitor.

 

5.6  – CPC: Se você trabalha com links patrocinados, essa sigla deve ser bastante familiar, o CPC significa custo por clique. Ou seja, é o valor médio que você desembolsa por cada clique no seu link.

 

5.7 – ROI: O ROI é o retorno sobre o investimento. Ele sinaliza se aquela campanha está realmente lhe trazendo benefícios financeiros. E este dado deve pesar consideravelmente na hora de formular novas estratégias de Facebook Remarketing.

A essa altura do campeonato as diversas vantagens do facebook remarketing podem estar mais claras para você, essa ferramenta pode aumentar significativamente suas vendas e reduzir as taxas de desistência além de reduzir os valores de investimento em marketing. Assim como nas demais estratégias o facebook remarketing vai te exigir muito conhecimento, atenção, estudo e muito, muito tempo, apesar de trazer muito retorno essa estratégia requer tempo. Essas técnicas fundamentais para Facebook Remarketing irão lhe ajudar a evitar erros que custam caro na hora de fazermos nossos anúncios.

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Um grande abraço e até logo.