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Como fazer uma Logomarca para seu negócio na prática

Criar uma logomarca para sua empresa ou produto muitas vezes parece bem simples mas o que mais ocorre são casos em que após criado e implementado toda a identidade visual da empresa aparece um problemão de patente. Nessa super aula eu explico como desenvolver uma logomarca de valor e totalmente na prática seguindo o processo correto para que você não tenha problemas futuros. Veja agora!

Como fazer uma Logomarca na prática

Não é novidade que a logomarca e o logotipo são uma das principais ferramentas da identidade visual de um produto sendo responsáveis por trazer um maior reconhecimento da marca e estabelecer uma maior conexão com o cliente. No marketing essas duas ferramentas compõem o time das estratégias de vendas e comunicação, e por isso é de extrema importância que nelas sejam transmitidas o tipo de serviço ou produto que a empresa oferece.

Nelas serão estabelecidas a credibilidade, qualidade e memorização do produto. Ambas são ferramentas essenciais para a construção e consolidação da sua marca no mercado.

É importante salientar que logomarca e logotipo, apesar de terem a mesma função na composição da identidade visual, possuem características diferentes. Enquanto a logomarca é o desenho, símbolo ou ícone da marca o logotipo é a escrita, grafia, o nome da marca de forma estilizada.

Na hora de criar essas duas ferramentas não é necessário ser expert em programas de design, alguns sites e serviços oferecem a possibilidade de criar uma logomarca ou logotipo de maneira simples e prática, mas antes é preciso ficar atento a algumas dicas essenciais:

-Procure utilizar poucos elementos, assim será mais fácil que o cliente memorize aquela marca;

-Procure desenvolver algo que seja fácil de se pronunciar, fácil de ver e não cause desconforto a primeira vista;

-Diferencie seu produto dos concorrentes. Uma comunicação diferenciada, seja no slogan ou na simbologia, automaticamente aproxima os clientes do seu produto;

-Fique atento às cores e o tipo de fonte a serem utilizadas na sua logomarca ou logotipo, elas devem estar conectadas ao tipo de segmento do seu produto e do seu público alvo;

-Faça um breve levantamento do histórico da empresa: o que ela faz, o que ela representa e quais os tipos de soluções oferecidas por ela;

-Quais os produtos ou serviços oferecidos;

-O que a marca deve transmitir para o seu público;

-Qual o público alvo;

-Se houver a necessidade da logomarca ou logotipo serem de cunho profissional é recomendada a contratação de um designer ou uma agência de publicidade. Isso irá depender da empresa ou serviço a ser oferecidos;

-Não escolha só pelo seu gosto pessoal, por achar bonito etc., escolha pela essência e pela mensagem que deseja transmitir.

Se você optar por assumir a responsabilidade da criação da identidade visual da sua empresa é possível encontrar ferramentas que te auxilie. A maioria dessas ferramentas disponibilizadas na internet oferecem a possibilidade de uma criação rápida e prática, algumas delas são mais completas e acessíveis:

Design Mantic;

-free Log Services;

-Fiverr;

Samashing Logo;

-Pixel Logo;

-We Do Logos

Nelas você tem a opção de definir a logomarca, logotipo e o slogan da sua em empresa de acordo com a sua segmentação por valores bem acessíveis. Além da praticidade é possível desenvolver outros produtos como o cartão de visitas, brindes, etc. Todas as opções oferecidas nesses sites são editáveis, ou seja, pode-se alterar a cor, fonte e tamanho. Sendo a terceira (Fiverr), uma das mais completas. Já a Pixel Logo oferece opções em sua maioria 3D bem elaboradas, ideais para quem procura algo mais profissional porém os valores são um pouco mais elevados. A We Do Logos oferece vários serviços, funciona como uma agência de publicidade online com logomarcas originais.

Muitas vezes o segredo da logomarca está por trás da sua simplicidade e na sua clareza sobre a mensagem que pretende passar para o cliente. Procure não confundir o “chamar atenção” com o excesso de informação e cores. Não busque seguir as tendências e a moda na hora de criar uma logomarca ou logotipo, todas elas um dia passarão e a arte criada se tornará antiquada.

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A principal dica, e talvez a mais importante, é que logomarca ou logotipo da sua empresa estão diretamente ligadas à identidade do seu produto e da relação com seu cliente, então evite altera-la.

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Após criar e estabelecer uma relação com o cliente, mudar a sua marca é o mesmo que começar do zero. Isso também pode indicar instabilidade da empresa e automaticamente irá reduzir a sua credibilidade. Por isso, pense bem e invista o tempo e o valor necessário. A sua marca será a porta de entrada e um dos principais atrativos para os seus clientes.

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